O projeto Mu.SA – Museum Sector Alliance (2016 – 2020) foi financiado pelo programa Europeu Erasmus+ / Alianças de Competências Setoriais. Pretende abordar a crescente desconexão entre a formação e educação não formal e o mundo laboral, devido à emergência de novos papéis profissionais, decorrente do ritmo acelerado de adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC/ICT) no setor dos museus
Um dos principais objetivos do projeto Mu.SA consistiu em abordar o crescente desfasamento entre a educação formal e a formação, bem como do mundo do trabalho na área da museologia. Para alcançar este objetivo, o projeto MU.SA foi concebido em diferentes fases. Os resultados obtidos serão utilizados para desenvolver programas de formação em diversos formatos, como o MOOC (Massive Open Online Course), cursos de especialização europeia com aulas presenciais, bem como e-learning e aprendizagem no local de trabalho, de acordo com as necessidades específicas do setor museológico.
O consórcio investigou que competências digitais e transferíveis são fundamentais para apoiar os profissionais de museus e ajudá-los no no seu trabalho para que os museus prosperem num ambiente digital, capitalizando e revendo os resultados do projeto eCult Skills.
A parceria realizou uma investigação no terreno (entrevistas e grupos focais) que envolveram 81 especialistas na Europa, desde diretores de museus a decisores políticos, investigadores, freelancers, etc., juntamente com uma investigação documental sobre as disposições de formação no terreno para os três países.
A investigação documental e no terreno resultou na definição de 4 perfis de funções emergentes: Gestor de Estratégia Digital, Curador de Coleções Digitais, Programador de Experiência Digital Interativa e Gestor de Comunidade Online, que foram atualizados e revistos de acordo com as necessidades atuais dos profissionais de museu.
Com base na análise da investigação, o consórcio do Mu.SA desenhou, desenvolveu e implementou um curso de formação combinado em duas fases: um MOOC (apenas online) comum para os quatro perfis de funções e, consequentemente, quatro cursos (online, presencial e em contexto de trabalho) especializados em cada perfil de funções.
Participei neste projeto como gestor de projeto em representação do ICOM Portugal. Os resultados do projeto podem ser consultados em http://www.project-musa.eu/pt/resultados/.
Comentários recentes